(11) 9 8930-9292 - 24h
Tratamento para alcoolismo (clique e saiba+)

Tratamento para alcoolismo (clique e saiba+)


Falar de alcoolismo não é fácil para uma sociedade em que o álcool é uma substância consumida de forma recreativa por qualquer pessoa maior de 18 anos, já que pode ser comprada em qualquer esquina por ser legalizado.

Isso faz com que a maioria dos dependentes de álcool tenham enorme dificuldade para perceber quando estão saindo do consumo que pode ser considerado ocasional para o abusivo, situação que é considerada um passo para a dependência química.

Este post falará exatamente sobre o tratamento para esta que é uma doença séria e origem de muitas outras que alguém pode ter ao longo da vida. Acompanhe.

 

Crises de abstinência: o que são e por que surgem?

Frequentemente os dependentes de álcool só percebem a necessidade de tratamento após um caso grave de embriaguez, o que pode levar a sérias consequências como acidente de trânsito ou um episódio de violência doméstica, por exemplo.

A verdade é que a maioria das pessoas até tenta parar de beber sozinha, mas não consegue por causa das crises de abstinência. O organismo se acostumou ao álcool e o cérebro entende que ele é necessário para uma sensação de prazer mais intensa.

Isso faz com que o próprio corpo exija o uso da substância, levando a pessoa a sentir sintomas como ansiedade, inquietação, irritabilidade, insônia, tremores, palpitações, falta de apetite e vômitos, entre outros.

Os sintomas só param se a pessoa beber. Caso ela insista, eles geralmente pioram e duram alguns dias. É muito difícil passar por essa fase, além de ser perigoso para o dependente não contar com atendimento especializado nesse período.

 

Qual é a solução para evitar crises de abstinência?

A abstinência não tem como ser evitada em uma fase de desintoxicação, mas se pode passar por ela de forma mais segura se for possível contar com o apoio de uma equipe multiprofissional experiente e que esteja disponível todo o tempo, razão pela qual a internação do dependente é recomendada.

A boa notícia é que essa fase passa e o indivíduo começa a ter seu tempo ocupado por outras atividades, principalmente a terapia. É ela que ajuda a pessoa a realmente compreender o quanto sua vida e a dos seus entes queridos foi afetada pelo álcool, possibilitando o nascimento de um real desejo de mudança.

A partir dele é que o paciente começa a entender os motivos que o levaram a usar drogas e a buscar maneiras de resolver seus conflitos internos para que possa em breve retomar seu convívio social.

 

Não é fácil recomeçar, mas o apoio de um time de profissionais especializados no assunto, como o da Brasil Tratamentos, pode ajudar! Venha conhecer uma de nossas unidades!

Blog